Política

Maioria dos municípios ainda é favorável ao lockdown para conter a pandemia

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios aponta preferência pelo lockdown de 15 dias

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A maioria dos municípios brasileiros ainda se mostra favorável à adoção de um lockdown nacional como forma de barrar a disseminação da Covid-19. 52,8% dos gestores municipais afirmaram que adeririam à medida caso o governo federal oferecesse auxílio financeiro aos cidadãos, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios.

 

No levantamento, realizado entre 28 de junho e 2 de julho, a maior parte dos gestores locais (75,9%) que defendem o lockdown se mostrou favorável ao fechamento por 15 dias; 14% ao de 21 dias; e 7,5% ao de 30 dias.

A pesquisa também mostrou que, embora a maioria das cidades não enfrente problemas com a disponibilidade de imunizantes e até veja os númers de mortes caírem ou se manterem estáveis, preocupa o índice de ocupação de leitos de UTI-Covid e não-Covid.

21,5% dos municípios que participaram do levantamento informam uma taxa de ocupação acima dos 95%; 17,8% acima dos 90%; e 16% acima dos 80%.

No período aferido, 71,5% das cidades afirmaram não ter ficado sem imunizantes, ao passo que 27,2% disseram ter sofrido com problemas relacionados à disponibilidade de vacinas. Para as que tiveram dificuldades do tipo, 96,7% foram impactadas com a oferta da primeira dose.

Sobre o número de casos de Covid-19, 37,5% das cidades reconheceram um cenário de estabilidade; em 36,8% delas, os números diminuíram; e as altas se fizeram presentes em 21,3%.

Já em relação ao número de óbitos, 44,1% afirmaram não ter tido registros no período consultado; 25% indicaram estabilidade; e 16,1% comunicaram aumento nas mortes.

Entre os municípios consultados, 76,1% ainda praticam medidas de restrição de horário das atividades econômicas, como forma de combater a pandemia.

A pesquisa realizada pela CNM ouviu 3.079 gestores municipais, o que representa 55,3% dos municípios brasileiros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo