Política

Maioria dos brasileiros defende a manutenção das cotas no ensino médio, diz Datafolha

Apesar do apoio à política educacional, 56% discorda do modelo racial de reserva de vagas

A volta do privilégio. As cotas foram adotadas nos anos 1960, após o assassinato de Martin Luther King. A Suprema Corte agora avaliza o retrocesso – Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Datafolha divulgada, neste sábado 6, mostra que mais da metade da população é contrário ao atual modelo da política educacional de cotas.

Apesar de 83% dos brasileiros defenderem manutenção da política educacional para o ensino superior, 41% acredita que a lei não deva conter o critério racial. Outros 15% afirmam que não deveria existir nenhuma reserva de vagas.

Ao todo são 56% os contrários ao modelo vigente, contabilizando os que são contra os critérios raciais e os contrários a qualquer política de reserva de vagas.

Do outro lado, outros 42% defendem a manutenção do modelo atual das cotas, com reserva de 50% das vagas do ensino superior para alunos dado sistema publico, prevendo, dentro das vagas reservadas dos alunos das escolas públicas, a destinação específica para pretos, pardos e indígenas.

A Lei de Cotas foi instituída pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2012. Somente em 2016, a reserva dos 50% de vagas para alunos no ensino público foi alcançada de maneira ampla.

Em 2023, o Congresso aprovou a renovação da legislação, que tinha duração de 10 anos. Entre as novidades incorporadas pelos parlamentares estão a redução da renda familiar para a reserva de vagas e a inclusão de estudantes quilombolas no sistema do benefício.

Entre os maiores defensores da medida estão os mais afetados pela política, como os estudantes, pessoas pretas e jovens entre 16 e 24 anos.

A polarização política também se reflete na defesa do benefício educacional. Entre os que votaram em Lula no segundo turno das eleições, 55% dão apoio a lei atual.

Já entre os eleitores bolsonaristas, o apoio da política nos moldes atuais cai para 30% e a oposição contra qualquer reserva de vagas sabe para 21%.

A pesquisa entrevistou 2002 pessoas, de forma presencial, em 147 municípios, entre os dia 19 e 20 de março de 2024. A margem de erro para a amostra geral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo