Política

Maioria dos brasileiros acha que Bolsonaro será condenado pelo STF, diz pesquisa Ipespe

Nesta quarta-feira 26, a Primeira Turma do STF tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados por envolvimento na trama golpista

Maioria dos brasileiros acha que Bolsonaro será condenado pelo STF, diz pesquisa Ipespe
Maioria dos brasileiros acha que Bolsonaro será condenado pelo STF, diz pesquisa Ipespe
O ex-presidente Jair Bolsonaro, em 26 de março de 2025, após se tornar réu no STF. Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

A maioria dos brasileiros avalia que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado no Supremo Tribunal Federal pelo seu envolvimento na trama golpista. Segundo a pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta-feira 27, os que acham que ele será condenado são 66%, contra 29% que acreditam que o ex-capitão será inocentado.

Ainda conforme o levantamento, 5% dizem não saber ou não responderam. Entre os que aprovam o governo do presidente Lula (PT), a condenação é dada como certa para 91%. Entre os que desaprovam, o índice fica em 50%. Veja os números:

Expectativa para o julgamento de Jair Bolsonaro (PL). Foto: Ipespe/Reprodução

Nesta quarta-feira 26, a Primeira Turma do STF acatou a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República e, por um placar de 5 a 0, tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados por envolvimento na trama golpista.

Ainda conforme a pesquisa, 58% acreditam que Bolsonaro seguirá inelegível e não conseguirá ser candidato à Presidência em 2026. Os que acham que o ex-presidente conseguirá ser candidato ficam em 40% e 2% não sabe ou não respondeu. Veja os números:

Possibilidade de Jair Bolsonaro (PL) concorrer às eleições. Foto: Ipespe/Reprodução

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A condenação se deu devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro. Quatro meses depois, a Corte o condenou por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022.

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 20 e 25 de março e conta com uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95,45%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo