Política

Maia afirma que imposto sobre transação digital será vetado na Câmara

Ideia foi ventilada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para promover desoneração da folha de pagamento

Apoie Siga-nos no

Em café da manhã com jornalistas na residência oficial da Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que não há chances da acasa aprovar a criação de um imposto sobre transações financeiras digitais. A possibilidade foi ventilada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que, atrelou ao imposto, a possibilidade de desonerar a folha de pagamentos, “o mais cruel e perverso de todos os impostos”, disse.

O imposto sobre transações digitais poderia incidir sobre transferências e pagamentos feitos por meio de aplicativos de bancos, por exemplo. Guedes não deu explicações detalhadas sobre o assunto, mas disse que seria diferente da antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

“A reposta da Câmara vai ser não, [para] imposto sobre movimentação financeira com o nome que você queira dar. Você pode dar o nome que você quiser”, afirmou Maia, que ainda disse que alternativas para desonerar a folha de pagamento estão sendo estudadas.

Segundo Maia, a carga tributária sobre a mão de obra em outros países do mundo é mais baixa do que no Brasil, mesmo não havendo um imposto sobre movimentações financeiras. “Qual país razoavelmente organizado organiza seu sistema tributário com CPMF?”, questionou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo