Economia

Lupi admite demora para notar fraude no INSS, mas diz ter agido a tempo de evitar problema maior

O ministro da Previdência foi à Câmara dos Deputados em meio a crise no órgão e na pasta

Lupi admite demora para notar fraude no INSS, mas diz ter agido a tempo de evitar problema maior
Lupi admite demora para notar fraude no INSS, mas diz ter agido a tempo de evitar problema maior
Carlos Lupi – Foto: Agência Senado/Geraldo Magela
Apoie Siga-nos no

O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), admitiu nesta terça-feira 29 que a pasta demorou para identificar irregularidades no INSS, mas defendeu a reação do governo ao caso. Ele participou de uma audiência na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados.

Para Lupi, a operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União está “doendo na própria carne”, por ver pessoas nas quais confiava envolvidas em uma crise de desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas.

Ver as pessoas em que, na semana passada, eu tinha confiança e trabalhavam comigo envolvidas com isso é um pavor, um horror”, disse.

Mais uma vez, Lupi assumiu a responsabilidade por ter indicado Alessandro Stefanutto à presidência do INSS. O ministro afirmou se tratar de um “homem altamente qualificado”, mas garantiu que não irá “acobertar ninguém”.

“Cada um de nós é responsável pelos seus atos, pelo seu comportamento. Quem tiver roubado dinheiro de aposentados e pensionistas tem de ir para a cadeia, doa a quem doer.”

Questionado sobre a demora da pasta para identificar o problema, Lupi respondeu ter havido uma ação efetiva do governo contra a fraude. De acordo com o ministro, mais de 600 pessoas estão envolvidas na investigação, entre integrantes da gestão federal e da PF.

Ele também afirmou que ao saber da fraude, em 2023, demitiu o superintendente da época pela demora para resolver a crise. “Agi a tempo. Demiti um diretor que era superintendente do governo anterior. Demiti em maio de 2024 pela letargia e pela demora.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo