Política
Lula volta a criticar ausência de Milei em reunião do Mercosul: ‘Bobagem imensa’
O presidente argentino participou, no último final de semana, de um evento conservador em Balneário Camboriú (SC), do qual também participou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)


O presidente Lula (PT) voltou a criticar a ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, de faltar à cúpula do Mercosul, realizada nesta segunda-feira 8, em Assunção, no Paraguai. Em seu lugar, Milei enviou para representá-lo a chanceler Diana Mondino.
“A ausência de um presidente não atrapalha se o país esta presente. Eu acho que quem perde ao não comparecer não é os que vieram, é quem não veio”, declarou Lula a jornalistas.
“Acho uma bobagem imensa um presidente de um país importante como a Argentina não participar de uma reunião com o Mercosul, é triste para a Argentina“, completou o presidente, que afirmou que uma das estratégias do bloco é fortalecer as relações com o país.
“É um país importante para o sucesso do Mercosul, e aí se o presidente participa ou não, não interessa, o que é interessa é que o povo da Argentina precisa do Mercosul”, completou.
Milei participou, no último final de semana, de um evento conservador em Balneário Camboriú (SC), do qual também participou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC) é uma versão brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum conservador dos Estados Unidos. O evento é realizado por iniciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Questionado sobre como via a participação de Milei na agenda, Lula disse: “Tipo de reunião que não me interessa. No final das contas perder tempo de fazer uma coisa de extrema direita tão desagradável, anti social, antidemocrático”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em evento conservador, Milei evita citar Lula e fala em suposta ‘perseguição’ a Bolsonaro
Por CartaCapital
Presidente do Uruguai reclama da ausência de Milei na cúpula do Mercosul
Por AFP
Consumo de carne bovina na Argentina é o mais baixo em um século
Por AFP
Lula exalta reação a golpes no Mercosul e celebra vitórias progressistas na Europa
Por Marina Verenicz