Política
Lula viaja para Cuba para documentário de Oliver Stone
Ex-presidente, segundo jornal oficial Granma, sai do Brasil neste sábado 19


O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva viaja neste sábado 19 a Cuba para participar de um documentário sobre a América Latina dirigido pelo cineasta americano Oliver Stone, informou o jornal oficial Granma.
“Será a terceira viagem internacional do fundador do Partido dos Trabalhadores após sair da prisão em 8 de novembro de 2019 depois de ser condenado por supostos atos de corrupção”, disse o jornal sem dar detalhes sobre sua estadia na ilha.
Suas viagens anteriores foram ao Vaticano em fevereiro, quando conheceu o papa Francisco, e para a Europa em março.
Granma disse que “Lula voltará ao gigante sul-americano em 20 de janeiro de 2021”, sem especificar se estará na ilha até então.
Amigo pessoal do falecido líder cubano Fidel Castro (1926-2016), Lula, de 75 anos e presidente do Brasil de 2003 a 2011, já fez várias viagens para a ilha antes de ocupar esse cargo. Também visitou o país em 2010 como presidente.
Stone, por sua vez, esteve em Cuba em 2002 para a gravação de “Comandante”, um documentário que estreou em 2003 sobre Fidel Castro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.