Política

Lula viaja neste domingo aos EUA para 80ª Assembleia Geral da ONU

É a primeira vez que o presidente brasileiro visita os Estados Unidos desde que Donald Trump impôs a sobretaxa aos produtos brasileiros

Lula viaja neste domingo aos EUA para 80ª Assembleia Geral da ONU
Lula viaja neste domingo aos EUA para 80ª Assembleia Geral da ONU
Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, embarca para a cidade de Nova York, nos Estados Unidos onde representará o Brasil na 80ª Assembleia Geral da ONU. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo 21 para os Estados Unidos, onde fará o discurso de abertura da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorre entre os dias 22 e 24 em Nova York.

A comitiva contará com a participação do ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski, da ministra do Meio Ambiente Marina Silva e especialistas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inicialmente faria parte da comitiva — mas declinou o convite após o governo americano limitar sua circulação no país, restrição que classificou como inaceitável.

Esta é a primeira vez que o presidente brasileiro visita o país norte-americano desde que Donald Trump anunciou as tarifas de 50% para a entrada de produtos brasileiros nos EUA na tentativa de pressionar o Brasil a anular o julgamento ou anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro dos 27 anos e 3 meses sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal.

Lula será o primeiro líder de estado a discursar na ONU, seguindo a tradição do Brasil abrir as discussões gerais após os discursos do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia,  Annalena Baerbock.

Ainda não há uma divulgação oficial do que Lula abordará em seu discurso. A expectativa é que o presidente brasileiro aproveite o evento para abordar temas caros para o meio ambiente e que serão alvo de intenso debate na COP30 como a transição energética, preservação ambiental e o financiamento de países ricos a ações contra as mudanças climáticas.

Além da questão ambiental, Lula deve abordar o avanço da guerra entre Ucrânia e Rússia e o avanço militar israelense na Faixa de Gaza. Na segunda-feira 22, o presidente participará da sessão da Confederação Internacional de Alto Nível para Resolução Pacífica da Questão Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados.

Após a Assembleia Geral na terça-feira 23, o presidente brasileiro realizará um evento ao lado de António Guterres para incentivar a participação de países na COP30 e apresentar o Fundo Florestas Tropicais.

Já na quarta-feira 24, o presidente participa da segunda edição do evento Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo. Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. O primeiro encontro sobre democracia ocorreu no Chile, em julho, quando foi publicada uma declaração conjunta entre os países.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo