Política
Lula viaja à Bélgica para cúpula entre Celac e União Europeia
Diálogo com o bloco foi abandonado durante o governo Bolsonaro e será retomado neste ano após convite do presidente da Espanha


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite deste sábado 15 para Bruxelas, capital da Bélgica, para atender à cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac, e da União Europeia.
O presidente deve viajar às 22h junto da primeira dama, Janja Lula da Silva, e chegar na capital belga por volta das 16h do domingo 16. O encontro entre os líderes do bloco, que reúne 60 países, acontecerá entre segunda e terça na cidade de Bruxelas,
O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Com o retorno do país ao bloco, a expectativa é de que a reunião deste ano aborde temas como a mudança climática e a transição sustentável, segurança transnacional e a recuperação global pós-pandemia.
Lula foi convidado a participar da cúpula pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que atualmente preside a União Europeia. Há meses os dois líderes tem discutido um acordo comercial entre MercoSul, hoje liderado por Lula, e a UE.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.