Política
Lula veta mudança em Lei da Ficha Limpa que reduziria o tempo de inelegibilidade
O veto deve ser publicado na edição desta terça-feira 30 do Diário Oficial


O presidente Lula (PT) decidiu nesta segunda-feira 29 vetar o trecho do projeto aprovado pelo Congresso que previa uma redução no tempo de inelegibilidade. O veto deve ser publicado na edição desta terça-feira 30 do Diário Oficial.
Atualmente, condenados ficam impedidos de disputar eleições por oito anos mais o tempo restante do mandato que exerciam no momento da condenação. O projeto, aprovado no começo do mês mudava essa regra, fixando um prazo único de oito anos, contado a partir de diferentes marcos legais:
- a decisão que decreta a perda do mandato;
- a eleição em que ocorreu abuso de poder;
- a condenação por órgão colegiado; ou
- a renúncia ao cargo.
A decisão de Lula atendeu a recomendações técnicas da Advocacia-Geral da União e do Ministério da Justiça. Os órgãos entenderam que os dispositivos eram inconstitucionais e poderiam prejudicar o combate à corrupção.
Durante a votação no Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), chegou a deixar a cadeira da chefia para votar de forma favorável ao projeto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sanciona a lei que amplia licença-maternidade em caso de internações após o parto; veja o que muda
Por CartaCapital
Lula abre 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e promete levar Janja a encontro com Trump
Por Vinícius Nunes