CartaExpressa

Lula venceria os adversários no 2º turno e Bolsonaro perderia para todos, diz Ipespe

No primeiro turno, o petista varia entre 41% e 42% nos cenários pesquisados e o atual presidente tem 25% e 28%

Apoie Siga-nos no

A mais recente pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 3, confirma a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para a eleição de 2022. O petista varia entre 41% e 42% nos cenários pesquisados e venceria todos os candidatos apontados em um eventual segundo turno.

Jair Bolsonaro, por sua vez, tem 25% e 28% nos dois cenários pesquisados e perde para todos os candidatos indicados pelo Ipespe em um eventual segundo turno.

Para o primeiro turno, o instituto mediu as intenções em dois cenários diferentes.

O primeiro com Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Rodrigo Pacheco (PSD). O petista tem 42%, o atual presidente tem 28% e o terceiro colocado é Ciro, com 11%. Os outros três candidatos somados não chegam a 9%.

No segundo cenário, o Ipespe tirou Doria da lista e incluiu Eduardo Leite (PSDB), Simone Tebet (MDB), Sergio Moro, Datena e Alessandro Vieira (Cidadania). Lula aparece com 41%, Bolsonaro cai para 25%, Ciro soma 9% e Moro 8%. Todos os demais nomes têm menos de 3%.

O Ipespe também mediu as intenções de votos em um cenário espontâneo, sem apresentar as opções. Lula soma 31%, Bolsonaro tem 24%, Ciro Gomes 3% e Sérgio Moro 2%. Doria e Mandetta são citados por 1%.

Para o segundo turno, a pesquisa mediu as intenções de Lula em cinco cenários distintos. São eles:

  • Lula (50%) x Bolsonaro (32%)
  • Lula (49%) x Ciro (29%)
  • Lula (52%) x Moro (34%)
  • Lula (51%) x Doria (23%)
  • Lula (50%) x Leite (22%)

O instituto também questionou eventuais cenários de segundo turno sem Lula e com Bolsonaro. Nesses casos, o atual presidente perde a disputa para todos os apontados. Ciro Gomes se sai melhor, com 44% a 34%. João Doria aparece com 40% contra 35% e Eduardo Leite tem 37% contra 34%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de outubro e entrevistou mil pessoas por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

Veja a íntegra da pesquisa:

2021_10 RELATÓRIO PESQUISA IPESPE – AVALIAÇÃO PRESIDENCIAL E ELEICAO 2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo