Política

Lula vai à Justiça contra Pablo Marçal por ofensas em sabatina

A Advocacia-Geral da União, braço jurídico do governo, quer que Marçal dê explicações sobre suas declarações

Lula vai à Justiça contra Pablo Marçal por ofensas em sabatina
Lula vai à Justiça contra Pablo Marçal por ofensas em sabatina
Pablo Marçal (PRTB) e Lula (PT). Fotos: Reprodução e Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) acionou a Justiça contra o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) por ofensas feitas por ele em uma sabatina promovida pela GloboNews.

Na ocasião, o ex-coach disse, entre outras ofensas, que o presidente “desviou maios de um trilhão com a quadrilha que ele tinha”. As falas foram na última segunda-feira 26.

A Advocacia-Geral da União, braço jurídico do governo, quer que Marçal dê explicações sobre suas declarações. Para o órgão, é possível inferir a existência do delito de difamação e crimes contra a honra do presidente.

A AGU ainda quer que Marçal explique a insistência em falar do presidente, mesmo quando a pergunta não era relacionada a Lula.

“Diante dessas afirmações, é necessário que o interpelado esclareça o seu teor, pois a entrevista não estava relacionada ao interpelante, foram mencionadas elevadas quantias e as imputações de fatos criminosos não foram integralmente explicadas”, diz o documento protocolado pela AGU.

Não é a primeira vez que a AGU aciona a Justiça contra Marçal. Em maio deste ano, o órgão apresentou uma ação contra o coach por vídeos em que Marçal afirmava que as Forças Armadas estariam inertes diante da tragédia no Rio Grande do Sul.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo