Política

Lula vai a Brasília na semana que vem para destravar a PEC da Transição

A informação foi confirmada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, nesta sexta-feira 25

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Brasília na próxima segunda-feira 28 com o objetivo de destravar as negociações em torno da PEC da Transição, solução encontrada pelo novo governo para garantir o pagamento do Bolsa Família de 600 reais.

A informação foi confirmada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffman, em conversa com jornalistas nesta sexta-feira 25.

“Ele [Lula] vai estar em Brasília a partir da segunda-feira, quer fazer várias reuniões com os partidos, com as bancadas, quer conversar novamente com o presidente da Câmara e o do Senado. Enfim, conversamos um pouco sobre a dinâmica dessa reunião. Ele deve passar em Brasília de segunda a sexta para fazer essas conversas, para a gente também encaminhar a PEC. Por isso conversamos hoje, para fazer essa organização”, disse.

Mais cedo, o ex-ministro e coordenador dos grupos temáticos do governo de transição, Aloizio Mercadante, confirmou a ida do presidente eleito a Brasília.

Em São Paulo, Lula participou nesta sexta de uma reunião com líderes do PT e aliados para tratar da PEC e da possibilidade de antecipar a indicação do seu ministro da Fazenda. Gleisi, porém, disse que não houve a definição de um nome.

“O presidente tem vários nomes na cabeça, já tem mais ou menos o que está pretendendo para o ministério, mas ele também não está com pressa para essa definição. Vai fazê-lo no momento que achar oportuno, achar correto. Ele quer ter bastante segurança nesse sentido.”

Segundo Gleisi, “pode ser que ele fale alguma coisa [em relação aos ministérios] ou não, mas não é essa a finalidade da ida dele a Brasília”.

A proposta desenhada pela equipe de transição enfrenta resistência de parlamentares em relação ao teto de gastos, regra fiscal que limita gastos públicos à inflação do ano anterior. A redação propõe que o valor fora do teto em 2023 chegaria a 198 milhões de reais. Além disso, prevê que as despesas do Bolsa Família não fiquem atreladas à regra por tempo indeterminado.

O petista desembarcaria em Brasília na última quarta 23 para uma série de reuniões com aliados, mas precisou cancelar a viagem devido à avaliação de médicos de que ele não conseguiria poupar a voz, condição para a  recuperação da cirurgia pela qual passou no domingo 20.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo