Política
Lula tem quase o dobro de votos de Bolsonaro na Bahia, mostra pesquisa
A desvantagem do ex-capitão para o petista no estado também é demonstrada na avaliação do governo federal
O ex-presidente Lula (PT) lidera, com quase 50% das intenções de voto, a corrida eleitoral na Bahia, de acordo com levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 5. De acordo com o instituto, o petista tem 49,8%, quase o dobro do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26,5%.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8,5%, e André Janones (Avante), com 1%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%.
O estado, que é o maior colégio eleitoral do Nordeste, é considerado essencial para quem quer chegar ao Palácio do Planalto. No último fim de semana, pré-candidatos participaram do tradicional feriado de Independência.
A desvantagem de Bolsonaro para Lula no estado também é demonstrada na avaliação do governo federal. Segundo a Paraná Pesquisas, 62,1% dos baianos desaprovam a gestão do presidente e 54,2% consideram a administração do ex-capitão como ruim ou péssima.
Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1640 eleitores em 72 municípios entre os dias 30 de junho a 4 de julho. A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança atinge 95%.
Leia a pesquisa completa:
Federal_BA_MídiaGovernador e senador
No estado, na pesquisa estimulada, ACM Neto (União Brasil) lidera a corrida para o governo do estado com 58% das intenções de voto. Com o resultado, o pré-candidato seria eleito no primeiro turno.
Jerônimo Rodrigues, nome do PT na disputa pelo cargo, aparece em segundo com 15,8%, à frente de João Roma (PL), que tem 9,1%.
Para o Senado, o favorito é Otto Alencar (PSB) com 33,9%. Veja o levantamento completo:
Estadual_BA_Mídia2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Com apoio de Lula, Haddad chega a 36% das intenções de voto em SP, diz pesquisa
Por CartaCapital
Na Bahia, Lula arrasta multidões no cortejo da independência; Bolsonaro aposta em motociatas
Por Gabriel Andrade
Em Minas, Lula tem 48% contra 28% de Bolsonaro, diz Datafolha
Por Getulio Xavier




