Política

Lula tem 52% e Bolsonaro 48% na primeira pesquisa PoderData no 2º turno

Nesta primeira pesquisa também é possível capturar o volume de eleitores que, neste momento, indicam que não pretendem escolher um candidato

Fotos: Miguel Schincariol / AFP e EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A primeira rodada da pesquisa PoderData deste segundo turno, divulgada nesta quinta-feira 6, mostra que Lula (PT) tem vantagem de 4 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral. O petista soma, segundo o levantamento, 52% dos votos válidos, ante 48% do ex-capitão.

Nesta primeira pesquisa também é possível capturar o volume de eleitores que, neste momento, indicam que não pretendem escolher um candidato neste segundo turno. Ao todo, de acordo com o PoderData, 6% dos eleitores brasileiros indicam que pretendem anular ou votar em branco. Há ainda 2% dos entrevistados que ainda não decidiram o que pretendem fazer nesta segunda etapa do pleito.

Com os resultados, os votos totais em Lula e em Bolsonaro ficam em um patamar muito semelhante ao que os dois registraram nas urnas no primeiro turno. Lula marca 48% dos votos totais e Bolsonaro soma 44%. Nas urnas foram 48,43% para o petista e 43,2% do ex-capitão.

Estratificação

A pesquisa desta quinta-feira dá ainda indicações do perfil dos eleitores de cada um dos candidatos. Lula, por exemplo, tem vantagem entre as mulheres, eleitores mais jovens, nordestinos e pessoas mais pobres. Bolsonaro lidera entre moradores do Sul e do Sudeste, entre aqueles que têm apenas o ensino médio e os brasileiros mais ricos. Nas demais camadas da população o resultado está dividido. Veja os números:

Evangélicos x Católicos

A pesquisa ainda mediu, isoladamente, a preferência dos eleitores católicos e evangélicos. No primeiro caso, Lula lidera com 64% a 36%. Já no segundo segmento, os números praticamente se invertem e Bolsonaro aparece vencendo por 69% a 31%.

A pesquisa foi contratada pelo site Poder360 em parceria editorial com a TV Cultura e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, além de um nível de confiança de 95%. Para os resultados, foram realizadas 3.500 entrevistas entre os dias 3 e 5 de outubro. Os dados foram coletados por telefone nas 27 unidades federativas e estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral como BR-08253/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo