Política

Lula também venceria Bolsonaro no segundo turno, diz pesquisa

Presidente atingiu a maior desaprovação desde o começo do governo

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

Se as eleições presidências de 2022 fossem hoje, o ex-presidente Lula venceria Jair Bolsonaro por 40% contra 38% no segundo turno. É a primeira vez que o petista fica numericamente à frente do ex-capitão.

Os números fazem parte de pesquisa da EXAME/IDEIA, divulgada nesta sexta-feira 23. Considerando a margem de erro de três pontos, os dois seguem empatados.

Entre os entrevistados, 50% dizem que Bolsonaro não merece continuar como presidente do Brasil. Já 52% não querem Lula em seu terceiro mandato.

Todos os outros candidatos, como Doria, Huck e Ciro somam, juntos, 32%. Com isso, ficam tecnicamente empatados com Bolsonaro e Lula caso haja um nome definido para representar essa terceira via.

Rejeição histórica a Bolsonaro

A rejeição ao trabalho do presidente atingiu o maior número desde que o ex-capitão assumiu em 2019. Do total de entrevistados, 54% desaprovam a maneira como o presidente trabalha. O número é igual ao que foi registrado em junho de 2020, no auge da primeira onda de Covid-19 no País. Outros 25% aprovam a gestão e 20% não aprovam e nem desaprovam.

“A avaliação ruim é consequência de três fatores. O primeiro é a sensação de que a o ritmo de vacinação ainda não decolou. Em segundo, a gente teve semanas com recordes em relação ao número de mortos em decorrência da covid-19, e isso atrapalha a avaliação presidencial. Por último, a população não percebeu até agora um efeito positivo da nova rodada do auxílio emergencial”, avalia Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto de pesquisa.

O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 a 22 de abril.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo