Política

Lula sobre Amazônia: “Quem taca fogo são os milicianos do Bolsonaro”

Preso em Curitiba desde abril de 2018, ex-presidente da República cedeu entrevista exclusiva para CartaCapital na quarta-feira 4

Ex-presidente Lula, em entrevista a CartaCapital. (Foto: Ricardo Stuckert)
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que as queimadas da Amazônia são provocadas por “milicianos” do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O petista fez a afirmação em entrevista a CartaCapital, cedida na quarta-feira 4, na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, no estado do Paraná, onde está preso desde 7 de abril de 2018.

Lula chamou os causadores das queimadas de “picaretas do agronegócio” e afirmou que “empresários sérios jamais fariam isso”.

“Eu fico pensando que a Amazônia está queimando porque os picaretas do agronegócio estão queimando. Porque o empresário sério do agronegócio sabe que tem prejuízo com isso e sabe que tem que cuidar do produto que ele quer exportar para poder ter valor lá fora. Então, o empresário sério não é favorável para tocar fogo. Quem está tacando fogo são os milicianos do [senador Fernando] Collor… do Bolsonaro. São os milicianos do Bolsonaro”, acusou o ex-presidente.

Na sequência, ele afirmou que as queimadas na floresta começam pelos madeireiros.

“Começa com madeireiro, depois começa tacando fogo para queimar, depois vem o capim, depois vem o gado. Ou seja, esses são os que estão tacando fogo. Não são as pessoas sérias desse país. Eu conheço empresários sérios desse país que jamais fariam isso, porque sabem que isso vai prejudicar”, disse.

Lula está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, no processo que envolve o triplex do Guarujá. O ex-presidente foi condenado, pela primeira vez, em junho de 2016 pela Operação Lava Jato. Ele cumpre pena de 8 anos e 10 meses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo