Educação

Lula sanciona lei para retomar obras inacabadas de educação e saúde

O texto contempla a conclusão de mais de 11 mil obras em todo o País

O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) sancionou nesta quarta-feira 1º o Pacto Nacional Pela Retomada de Obras Inacabadas. A iniciativa prevê a conclusão de 11.151 obras paradas em todo o País, referentes às áreas de educação e saúde. 

O plano contempla a finalização das obras no prazo de 24 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo prazo. Ainda estabelece critérios para a priorização das obras e o repasse de novos recursos eventualmente necessários. 

De acordo com informações do Palácio do Planalto, a lista de obras prioritárias se baseará no percentual de execução, no ano de contratação e nas condições dos municípios. 

Segundo levantamento do Ministério da Educação, são necessários 6,2 bilhões de reais para concluir 5.662 obras inscritas no Pacto. Entre as obras selecionadas estão a construção de novas quadras esportivas, coberturas em quadras já existentes, reformas e ampliações de estrutura.

Já o Ministério da Saúde aponta que serão retomadas 5.489 obras envolvendo Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Redes Cegonha e Neonatal, Ambiência, Centros Especializados em Reabilitação e Oficinas Ortopédicas.

A lei sancionada ainda traz diretrizes para o uso de recursos da política Aldir Blanc, a contemplar construção e reforma de centros culturais. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo