Política

Lula sanciona com vetos PL do Veneno

Projeto visa acelera o registro de agrotóxicos no Brasil

Imagem: Divulgação Comunidades Fervedouro e Barro Branco
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, o projeto de lei que visa acelerar o registro de agrotóxicos no Brasil, conhecido como “PL do Veneno”. 

O texto havia sido aprovado pelo Senado em novembro e aguardava avaliação do presidente. 

A nova lei estabelece prazos mais curtos para a autorização de novos defensivos agrícolas. 

A proposta está cercada de pressões de diferentes lados porque o texto está entre as pautas que opõem ruralistas e ambientalistas.

Ao todo, o presidente vetou 14 trechos da lei, aprovada pelo Congresso após a construção de um acordo entre o agro e setores mais progressistas.

Entre os trechos vetados por Lula está a liberação automática de agrotóxicos liberados por países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; a previsão de maior autonomia do Ministério da Agricultura para analisar o risco dos defensivos agrícolas e a dispensa de alertas nas embalagens dos produtos. 

Na maioria dos artigos, o presidente justificou o veto pela inconstitucionalidade dos dispositivos, além do risco à saúde humana e ao meio ambiente. 

Segundo a proposta aprovada, os processos de concessão e reavaliação de registros desses produtos deverão seguir prazos, que ficarão mais curtos do que os atuais.

Pelo projeto, o Ministério da Agricultura será o responsável pelo registro dos pesticidas, e caberá ao Ministério do Meio Ambiente coordenar o registro do produto de acordo com o controle ambiental. Enquanto isso, o Ministério da Saúde ficará responsável por apoiar tecnicamente os procedimentos. 

A participação dos Ministérios no processo de aprovação dos agrotóxicos faz parte da negociação do governo com a bancada do agro. Anteriormente, o texto previa total autonomia da Agricultura no processo e os demais Ministérios atuando apenas como órgãos consultivos. 

Dados do Ministério da Agricultura (Mapa) mostram que cerca de 500 produtos do tipo receberam sinal verde da gestão entre janeiro e novembro deste ano.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo