Política

Lula relança o Luz Para Todos com foco na Amazônia Legal e importação de energia regulamentada

Outra medida assinada por Lula nesta sexta-feira diz respeito ao início das obras do chamado Linhão do Tucuruí, uma linha de transmissão para ligar Manaus a Boa Vista

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou, durante cerimônia em Parintins (AM) nesta sexta-feira 4, o programa Luz Para Todos, responsável por levar energia elétrica à população localizada em regiões remotas do Brasil. A iniciativa, criada em 2003, no primeiro mandato do petista, foi desfigurada sob Bolsonaro.

No terceiro mandato de Lula, o programa pretende focar na Amazônia Legal, região com o maior percentual de domicílios sem acesso à energia elétrica, segundo dados do IBGE – os estados mais necessitados são o Acre, com 1,7% da população sem luz; Amazonas, com 1,2%; e o Pará, com 0,9%.

Durante a cerimônia, o presidente ainda assinou um decreto que autoriza a importação de energia elétrica de países vizinhos. A medida é necessária para que o País volte a comprar energia da hidrelétrica de Guri, na Venezuela.

Essa tipo de importação já era feita pelo estado de Roraima, único que ainda não está conectado ao Sistema Interligado Nacional, uma rede a ligar todos os outros estados por meio de linhas de transmissão elétrica. A compra da energia venezuelana, contudo, foi interrompida no governo Bolsonaro.

O decreto determina a criação de políticas nacionais para “integração eletroenergética com outros países”. O texto diz ainda que a compra de energia elétrica precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, após manifestação do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da deliberação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico quando ao preço e à quantidade a ser importada.

Outra medida assinada por Lula nesta sexta-feira diz respeito ao início das obras do chamado Linhão do Tucuruí, uma linha de transmissão para ligar Manaus a Boa Vista e conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. A obra é uma demanda antiga do governo de Roraima, que sofre frequentemente com a falta de energia, mas nunca saiu do papel.

Um dos principais impasses para a obra é que o linhão vai cortar a terra indígena Waimiri-Atroari, etnia quase dizimada durante a construção da BR-174, na década de 1960. Hoje, a população Waimiri-Atroari passa de 2.500 pessoas vivendo em 84 aldeias.

No ano passado, porém, o povo Waimiri-Atroari aceitou a linha de transmissão, que terá 237 torres dentro da TI. Uma das exigências dos indígenas foi a construção do Centro de Gestão Ambiental Kinja, a ser administrado por integrantes da etnia com o objetivo de as obras.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo