Política

Lula relança o Brasil Sorridente, programa de saúde bucal do SUS

O governo anunciou o credenciamento de cerca de 3,7 mil novas equipes de saúde bucal e 530 novos serviços em unidades de atendimento

O presidente Lula. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Lula (PT) relançou, nesta segunda-feira 8, o programa Brasil Sorridente, uma política nacional de saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Serão credenciadas, segundo o Ministério da Saúde, 3,7 mil novas equipes de saúde bucal e 530 novos serviços em unidades de atendimento, beneficiando diretamente mais de 10 milhões de pessoas. Com isso, o País passa a contar contar com 33,3 mil equipes atuando em todo o país e 5,6 mil serviços em funcionamento. Os investimentos são de quase 140 milhões de reais.

Parte dos esforços do programa estarão voltados a regiões mais vulneráveis do Norte e Nordeste, que receberão 1.033 novas equipes de saúde bucal em 276 municípios.

A meta do governo é chegar às 100 mil equipes de saúde bucal. “Consideramos essa é uma meta factível e vamos trabalhar nessa direção.” Parte dos novos cadastramentos estavam, segundo a ministra Nísia Trindade, parados nos últimos quatro anos. “Nessa política de desmonte do governo anterior”, criticou.

‘Não recupera só o sorriso, mas a dignidade’

Durante a cerimônia de relançamento, Lula defendeu que as ações de saúde bucal estejam intimamente ligadas a ações de educação, saneamento básico e alimentação.

“É preciso que a gente olhe não só para a saúde bucal, mas para a qualidade da água, da comida. Se não houver um processo de educação e investimento nas pessoas, não adianta o programa”, disse o petista, que defendeu uma atuação direta da iniciativas nas escolas, para avaliar a saúde bucal das crianças.

“As pessoas não se tratam porque não podem. Ninguém gosta de estar banguela ou com o dente sujo. O Brasil Sorridente não recupera só o sorriso, mas a dignidade do ser humano”, completou.

O Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula como presidente. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa, recebendo diversos tipos de atendimento odontológico.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo