Política

Questão ideológica que dividia na eleição foi secundarizada, diz Lula no 1º encontro com Alcolumbre e Motta

Presidente recebeu os novos chefes da Câmara e do Senado, eleitos no último sábado, no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira

Questão ideológica que dividia na eleição foi secundarizada, diz Lula no 1º encontro com Alcolumbre e Motta
Questão ideológica que dividia na eleição foi secundarizada, diz Lula no 1º encontro com Alcolumbre e Motta
O primeiro encontro de Lula, Hugo Motta e Davi Alcolumbre após a eleição no Congresso Nacional. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que qualquer questão ideológica que o distanciava, na última eleição presidencial, do senador Davi Alcolumbre (União-AP) e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), escolhidos no último sábado para comandar o Senado e Câmara, está superada. A declaração foi dada no primeiro encontro entre os três políticos, realizado no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira 3.

“[Esse encontro] É uma demonstração de que na hora que você está governando a questão ideológica que dividia durante as eleições fica secundarizada. O que é prioritário são os interesses do povo brasileiro”, disse Lula diante de jornalistas.

O encontro desta segunda-feira serviu para que o petista pudesse apresentar as pautas prioritárias do governo federal que serão enviadas ao Congresso nos próximos meses. Lula não detalhou, na coletiva, qual será a agenda da sua gestão nestes próximos dois anos, mas disse que não mandará para o Senado ou para a Câmara projetos de interesse pessoal ou que tratem de demandas de um único partido político.

“Todos os projetos serão de interesses vitais do povo brasileiro”, prometeu. “Jamais mandarei um projeto sem antes ouvir as lideranças dos partidos políticos”, insistiu Lula em outro trecho.

Tanto Motta quanto Alcolumbre  indicaram, na conversa com jornalistas, que não pretendem pautar, ao menos em um primeiro momento, temas que gerem polarização. O foco, garantem os novos presidentes da Câmara e do Senado, será formar uma “pauta positiva” no Congresso Nacional.

“Estamos aqui fazendo essa visita institucional para dizer que a Câmara estará a disposição para construir uma pauta positiva para o País”, disse Motta em uma curta declaração. “Na nossa democracia, rege a Constituição, os poderes devem ser independentes e harmônicos. E essa harmonia é o que o Brasil precisa, sempre buscando ter uma agenda produtiva”, concluiu o deputado.

Alcolumbre, por sua vez, disse que a visita a Lula nesta segunda-feira teve um peso simbólico de mostrar que “o poder Legislativo não pode se furtar a ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros.”

“O País ainda tem muita desigualdade, e a gente não tem tempo de criar crise onde não existe, porque nosso tempo tem que ser aproveitado integralmente para entregar para as pessoas”, destacou. “Precisamos apoiar a agenda do governo”, insistiu Alcolumbre.

A eleição

Motta e Alcolumbre foram eleitos no último sábado 1º para chefiar as casas legislativas. Nomes “de consenso” entre partidos de diferentes espectros políticos, eles tiveram vitórias significativas sobre os adversários.

O PT, de Lula, está entre os partidos que apoiaram as candidaturas de ambos. Minutos após a vitória de Alcolumbre na disputa pelo Senado, Lula já havia parabenizado o eleito. Na ocasião, disse que eles caminharão “juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual”. A declaração foi repetida no encontro desta segunda-feira.

Horas mais tarde, quando os deputados confirmaram a vitória de Motta, o presidente da República também publicou uma nota de felicitação. “Estou certo de que avançaremos ainda mais nessa parceria exitosa entre Executivo e Legislativo, para a construção de um Brasil cada vez mais desenvolvido e mais justo, com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, escreveu. Novamente, Lula repetiu o tom da mensagem durante a coletiva após a reunião no Planalto.

Os mandatos de Motta e Alcolumbre serão inaugurados também nesta segunda-feira, em sessão solene de abertura do ano legislativo, às 16h, no Plenário da Câmara dos Deputados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo