Política

Lula promete ampliar diálogo com adversários no 2º turno: ‘O Lulinha paz e amor está pronto’

O petista se mostrou disposto a conversar com todas as forças políticas e adversários, ‘sem conotação ideológica’ para ampliar sua base de apoio

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Após uma reunião da coordenação de sua campanha para definir os novos rumos de sua campanha, o ex-presidente Lula reforçou, nesta segunda-feira 3, o interesse em ampliação o diálogo com não-aliados.

“Agora a escolha não é ideológica. Não vou conversar só com esse fulano porque sei que ele gosta de mim. Vamos conversar com todas as forças políticas que tenham voto, representatividade, significância política nesse país”, garantiu.

Lula também deu como exemplo o caso de São Paulo, onde além de garantir a eleição nacional, o partido disputa o governo do estado com a figura de Fernando Haddad (PT) que vai ao segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado por Jair Bolsonaro (PL).

“Se for necessário conversar com os adversários do Haddad aqui em São Paulo, não se preocupem, eu converso também, com o Rodrigo [em menção ao candidato Rodrigo Garcia (PSDB)] e outros candidatos. O Lulinha paz e amor estará pronto pra conversar com todo mundo”, disse.

“Nós temos estados em que temos dois candidatos possivelmente nos apoiando, nesses vamos ter que tomar cuidado, porque a gente não vai se meter em lugar que não deve”, garantiu.

O petista também disse que a campanha fará menos conversas internas e irá mais a campo nesta nova fase de campanha. “Vamos voltar a percorrer todos os estado que tem segundo turno, e os que não tem, vamos alargar nossa vantagem no Nordeste, em Minas Gerais, vou visitar regiões de Minas que deveria ter visitado e não deu para visitar”.

Confiante, Lula chamou a atenção para o fato de sua campanha ter  terminado o primeiro turno em primeiro lugar. “Pela primeira vez alguém que tem o cargo de presidente perde no primeiro turno”.

Também defendeu a retomada de debates acerca de pautas caras ao partido e ao eleitorado lulista, como a questão climática, os direitos trabalhistas, o fortalecimento do SUS, a participação das mulheres e dos movimentos negros, e a continuidade de benefícios sociais.

“Eu acredito que as coisas serão mais organizadas e a sociedade vai aprender com muita rapidez a diferença entre a nossa candidatura que defende a verdade, a democracia, um estado de bem estar social, a participação efetiva da mulher, dos negros, na politica. E de outro lado um candidato que não gosta de democracia, cultura, que não gosta de livros, que prefere falar em armas, uma pessoa que não tem compaixão da fome de 31 milhões de pessoas nesse País.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo