Política

Lula perdeu eleitores em cidade que reportagem flagrou suposta compra de votos

Quantidade de pessoas que optaram pelo petista em Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul, reduziu do 1º para o 2º turno

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu votos no intervalo do 1º para o 2º turno na cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, local onde uma reportagem do programa Profissão Repórter, da TV Globo, flagrou uma suposta compra de votos de beneficiários do Auxílio Brasil para Jair Bolsonaro (PL). As informações são do site UOL.

Na cidade, Lula e Bolsonaro tiveram, no primeiro turno, 4.254 votos para cada. No segundo turno, no entanto, Bolsonaro conquistou 4.530 votos e Lula teve apenas 4.090. Os dados levam a crer que a suposta compra de votos, registrada 48 horas antes da votação do segundo turno, surtiu efeitos para o ex-capitão.

Relembre o caso

De acordo com a reportagem, enquanto andava pela cidade para conversar com moradores sobre a sua intenção de voto, o jornalista Caco Barcellos encontrou uma concentração de pessoas em frente ao centro cultural. Ao se aproximar do local, notou que os convocados para a ‘reunião’ – que aconteceu 48h antes do 2º turno das eleições e nenhum dos organizadores sabia dizer o intuito – eram apenas de beneficiários do Auxílio Brasil.

Questionados pelos repórteres da rede Globo se a reunião teria a ver com a votação que se aproximava, os organizadores se reservaram a dizer que o intuito era “demonstrar o que o presidente e o governador estão fazendo pelas pessoas”.

Uma senhora moradora próximo do local onde acontecia a reunião revelou à reportagem que o evento já ocorria há três dias. “Antes não tinha essa reunião não. Aí ontem eu ouvi falando que, quando acaba, o Rudi [prefeito eleito pelo MDB] dá R$ 59 para cada um”, revelou a também beneficiária do Auxílio Brasil.

O caso está sendo analisado pela Procuradoria Eleitoral do Mato Grosso do Sul, que apura a denúncia de assédio eleitoral no município.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo