Política

Lula: Pedido de anistia para golpistas feito por Bolsonaro na Paulista é confissão de um crime

Presidente comentou, pela primeira vez, o ato realizado por Bolsonaro na Avenida Paulista no último domingo

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Quase três dias após a realização do ato de Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, o presidente Lula (PT), enfim, fez um comentário sobre a manifestação. Para ele, o ex-capitão conseguiu reunir um grande número de apoiadores no evento. Lula lamentou, porém, a motivação que levou o público às ruas.

“Eles fizeram uma manifestação grande em São Paulo. Mesmo quem não quiser acreditar, é só ver a imagem. Como as pessoas chegaram lá ‘é outros 500’”, comentou Lula em uma entrevista concedida ao jornalista Kennedy Alencar, da RedeTV!, exibida na noite desta terça-feira 27.

Apesar de reconhecer o grande número de participantes, o petista criticou a motivação do ato: “em defesa do golpe”, cravou o presidente na conversa.

Durante a entrevista, Lula ainda foi instado a comentar a presença de alguns políticos, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), no evento. Para ele, parte deste pessoal foi coagido a participar do protesto.

“Essa gente toda tinha até obrigação de estar lá porque só foi eleita por causa de Bolsonaro”, afirmou.

“Eles todos [estavam] com muito medo, [tomando] muito cuidado. […] De qualquer forma é importante a gente ficar atento, porque essa gente está demonstrando que não está para brincadeira”, ressaltou também Lula.

Anistia para os golpistas

A conversa com Alencar, exibida na íntegra na noite desta terça-feira, traz ainda um comentário de Lula sobre o pedido de anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. A proposta circula no Senado e foi defendida por Bolsonaro no discurso feito no domingo.

“Quando o cidadão lá pede anistia, ele tá dizendo: ‘Não, perdoe os golpistas’. Tá confessando o crime”, avaliou o petista.

“Eles [os presos pelo 8 de Janeiro] nem foram julgados ainda, eles estão presos como garantia da paz e da ordem deste país. Ainda não descobriu quem mandou, financiou, porque houve uma tentativa de golpe”, emendou.


O advogado e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano comenta as possíveis consequências do discurso realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a seus apoiadores. Confira a análise no canal de CartaCapital no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo