Política

Lula pede desculpas após frase sobre coronavírus: “Infeliz, não cabia”

Ex-presidente se desculpou por ter dito, em entrevista à Carta, que “ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus”

O ex-presidente Lula. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se desculpou, na tarde desta quarta-feira 20, por uma frase dita durante a entrevista ao vivo que concedeu a Mino Carta no canal de CartaCapital no Youtube, nesta terça-feira 19. Na ocasião, na tentativa de mostrar a importância do Estado em épocas de crise, Lula disse que “ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”.

Hoje, em nova entrevista ao vivo, o ex-presidente se retratou: “Na verdade, tentei usar uma palavra para explicar que, depois de tão menosprezado no Brasil desde a sua criação, em 1988, é no auge da crise que a gente começa a descobrir a importância de uma instituição pública que cuida da saúde, como o SUS. Foi isso o que eu tentei dizer e utilizei uma frase totalmente infeliz, que não cabia”, explicou.

“Se algumas pessoas ficaram ofendidas com a frase, peço desculpas. A frase não cabia naquilo que eu queria falar. Queria apenas dizer que o Estado, somente o Estado, é capaz de resolver problemas graves que o mercado nunca vai resolver”, complementou. “Eu sou uma pessoa movida a coração e sei o sofrimento que causa a pandemia, sei o sofrimento que causa ver seus parentes serem enterrados sem sequer poder acompanhar.”

A íntegra da conversa entre Lula e Mino Carta, transmitida ao vivo no Youtube, pode ser assistida abaixo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo