Mundo
Lula parabeniza presidente eleito da Bolívia e reforça compromisso com relações bilaterais
Rodrigo Paz venceu as eleições no domingo 19


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter enviado uma carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, após a vitória nas eleições de domingo 19.
“A conclusão do processo eleitoral em clima de tranquilidade e harmonia demonstra o compromisso da sociedade boliviana com a democracia, que deve seguir norteando toda a nossa região”, escreveu Lula nas redes sociais.
Paz, um senador de centro-direita, foi eleito em segundo turno, derrotando o ex-presidente Jorge Quiroga, e interrompeu uma sequência de 20 anos de vitórias de candidatos de esquerda, iniciada com a primeira eleição de Evo Morales.
“O presidente eleito pode contar com o meu compromisso de seguir trabalhando em benefício de nossas relações bilaterais e de cooperação em temas de interesse mútuo”, escreveu Lula. “A Bolívia é parceira fundamental do Brasil na construção de uma América do Sul mais integrada, justa e solidária”, prosseguiu.
Paz assumirá a presidência da Bolívia em 8 de novembro, sucedendo Luis Arce, antigo aliado e atual inimigo político de Evo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.