Política

Lula não tinha conhecimento das imagens do 8 de Janeiro reveladas na quarta-feira, diz ministro

As gravações levaram à demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional

O ministro da Secom, Paulo Pimenta. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, disse nesta quinta-feira 20 que o presidente Lula (PT) não tinha conhecimento das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto divulgadas pela CNN Brasil na quarta 19.

As gravações levaram à demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional – em uma das imagens reveladas, o general indicava a saída de um dos andares do palácio a bolsonaristas que haviam participado da depredação do local no 8 de Janeiro.

“O GDias foi chamado pelo presidente [após o 8 de Janeiro] para que pudesse falar a respeito da repercussão, das imagens dos atos. O presidente Lula solicitou após os atos o acesso às imagens. As imagens a que o presidente teve acesso e assistiu naquela semana após os atos não têm essas imagens. O presidente não teve acesso a elas”, disse Pimenta à GloboNews.

Segundo o ministro, Lula “chegou a perguntar claramente sobre as imagens daquela câmera que fica voltada para a entrada da área do gabinete presidencial, e essas imagens ele não conhecia”.

“(Disseram) que essas imagens não existiam. (Disseram) que as que existiam eram as que foram fornecidas a ele.”

Paulo Pimenta acrescentou, no entanto, não saber de quem partiu a informação transmitida a Lula de que as imagens não existiam. “Acho que o general não sabia da existência dessas imagens. Pelo o que eu conheço do GDias, jamais partiria dele uma tentativa deliberada de omitir uma informação tão importante, tão grave como essa.”

Na manhã desta quinta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de Gonçalves Dias sobre as novas gravações. O prazo estabelecido para a oitiva é de 48 horas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo