Política
Lula não tinha conhecimento das imagens do 8 de Janeiro reveladas na quarta-feira, diz ministro
As gravações levaram à demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional


O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, disse nesta quinta-feira 20 que o presidente Lula (PT) não tinha conhecimento das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto divulgadas pela CNN Brasil na quarta 19.
As gravações levaram à demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional – em uma das imagens reveladas, o general indicava a saída de um dos andares do palácio a bolsonaristas que haviam participado da depredação do local no 8 de Janeiro.
“O GDias foi chamado pelo presidente [após o 8 de Janeiro] para que pudesse falar a respeito da repercussão, das imagens dos atos. O presidente Lula solicitou após os atos o acesso às imagens. As imagens a que o presidente teve acesso e assistiu naquela semana após os atos não têm essas imagens. O presidente não teve acesso a elas”, disse Pimenta à GloboNews.
Segundo o ministro, Lula “chegou a perguntar claramente sobre as imagens daquela câmera que fica voltada para a entrada da área do gabinete presidencial, e essas imagens ele não conhecia”.
“(Disseram) que essas imagens não existiam. (Disseram) que as que existiam eram as que foram fornecidas a ele.”
Paulo Pimenta acrescentou, no entanto, não saber de quem partiu a informação transmitida a Lula de que as imagens não existiam. “Acho que o general não sabia da existência dessas imagens. Pelo o que eu conheço do GDias, jamais partiria dele uma tentativa deliberada de omitir uma informação tão importante, tão grave como essa.”
Na manhã desta quinta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal tome o depoimento de Gonçalves Dias sobre as novas gravações. O prazo estabelecido para a oitiva é de 48 horas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dino diz não acreditar em ‘conluio’ entre Gonçalves Dias e golpistas no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Bolsonaristas vão à PGR e pedem a prisão de Gonçalves Dias
Por CartaCapital
Gonçalves Dias deixou o comando do GSI ‘por conta própria’, diz Lula
Por CartaCapital