Política

Lula não quer ‘confusão’ na Petrobras, diz Magda em discurso de posse

Ela afirmou ainda que sua gestão está ‘totalmente alinhada’ com o presidente e com o governo federal

Lula não quer ‘confusão’ na Petrobras, diz Magda em discurso de posse
Lula não quer ‘confusão’ na Petrobras, diz Magda em discurso de posse
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Foto: Rafa Pereira/Petrobras
Apoie Siga-nos no

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o presidente Lula (PT) deu um ‘recado’ ao convidá-la para assumir a liderança da estatal. “Não quero confusão nessa empresa”, teria dito Lula.

As falas de Lula foram compartilhadas por Madga nesta quarta-feira 19 em seu discurso de posse como presidente da companhia. O evento aconteceu em um auditório do Cenpes, o centro de pesquisa da Petrobras na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Ela ainda afirmou que sua gestão está “totalmente alinhada” com o presidente Lula. “Nossa gestão está totalmente alinhada com a visão de país do nosso presidente Lula e do governo federal, afinal eles são nossos acionistas majoritários“, afirmou.

Madga ainda mandou um recado ao mercado, afirmando que a gestão está “em consonância com a visão de mercado, com a geração de valor econômico e com a rentabilidade”, disse.

A nova presidente ainda voltou a defender a exploração na Margem Equatorial, região que abrange uma área que vai da costa do Rio Grande do Norte à do Amapá e tem sido alvo de preocupação de ambientalistas. Para ela, o petróleo é fundamental para financiar a transição energética.

“Nessa linha, é fundamental desenvolver nossas fronteiras exploratórias, como da Margem Equatorial e do Sul do Brasil. Mas nós iremos desenvolvê-los com rigorosos padrões de segurança e em absoluta conformidade da legislação ambiental e com os processos de licenciamento”, disse no discurso.

Desde o fim de maio, quando assumiu a presidência da Petrobras, Magda Chambriard, tem feito defesas da exploração de petróleo na margem equatorial, como alternativa ao declínio futuro da produção de óleo em campos do pré-sal, ciclo natural na indústria do petróleo.

Além de Lula e da primeira-dama Janja, participaram da cerimônia de posse ministros como Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). O evento também contou com a presença de técnicos e diretores da estatal, além de membros da FUP.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo