Política

Lula na COP-27: Como a imprensa e lideranças internacionais receberam o discurso do ex-presidente

O presidente eleito defendeu um novo modelo de governança global, com maior participação de países pobres

Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

Uma hora e meia antes do discurso do presidente eleito, Lula (PT), o pequeno pavilhão da Conferência do Clima da ONU, a COP-27, sediado no Egito, já estava lotado de jornalistas e representantes internacionais que aguardavam para acompanhar sua apresentação.  

No vídeo que captura a entrada de Lula, é possível ouvir o coro com o nome do petista. O jornal The New York Times definiu como “eletrizante” este momento dele com a comunidade internacional durante a conferência. “O entusiasmo era palpável aqui”, afirmaram. 

A ministra alemã do Desenvolvimento, Svenja Schulze, que aguardava com expectativa o discurso de Lula, ressaltou em entrevista à agência DW, a importância do retorno das relações diplomáticas com o Brasil.

“Agora, a ligação com o país volta a se fortalecer. Lula se mostra empenhado em fazer muito para reduzir a pobreza, cuidar das pessoas, combater a crise do clima protegendo a floresta e os povos indígenas”, detalha a ministra alemã.

Isto porque durante a gestão Bolsonaro as relações ambientais entre Brasil e Alemanha foram paralisadas. “Nós tentamos, mas foi praticamente impossível trabalhar em parceria com o governo Bolsonaro, nada foi para frente”, destacou Schulze.

Na América Latina, os presidentes da Colômbia e Venezuela, Gustavo Petro e Nicolás Maduro, reforçaram em suas apresentações a necessidade de uma ambiciosa aliança para a proteção da Amazônia. 

“Estamos determinados a revitalizar a selva amazônica” para dar uma importante vitória à humanidade na luta contra a mudança climática”, declarou Petro. 

“Se nós, sul-americanos, temos alguma responsabilidade, é parar a destruição da Amazônia e iniciar um processo de recuperação coordenado, eficiente, consciente”, afirmou Maduro.

O presidente eleito disse respondeu ao chamado dos países vizinhos e disse que assim que tomar posse, em 1º de janeiro de 2023, irá propor a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica, para que Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela possam “pela primeira vez discutir soberanamente” o desenvolvimento da região. 

O presidente colombiano ainda comemorou a sugestão de Lula para o Brasil ser a sede da próxima conferência. “Acho que é uma excelente ideia. COP30 na Amazônia”, escreveu”

O representante da sociedade civil da Costa Rica também considerou positiva a participação do presidente eleito brasileiro. Para Adrián Martínez, diretor da organização Ruta al Clima, a América Latina vem para tentar não ficar invisível na COP, que, segundo ele, é dominada por outros países. “Poucos países apareciam nessa escuridão, principalmente Brasil e Colômbia”, afirmou.

Às vésperas da conferência, na última terça-feira, Lula se encontrou com o enviado do clima dos Estados Unidos, John Kerry, e com o principal negociador climático da China, Xie Zhenhua. O saldo da reunião também foi positivo. 

“Me senti encorajado pela forma como ele falou, para enfrentar o problema de uma vez por todas, para preservar a Amazônia”, disse John Kerry. 

“Trabalharemos diligentemente para atingir esse objetivo junto com nossos aliados, Noruega, Alemanha e outros países que estão profundamente comprometidos com isso há muito tempo”, acrescentou.

Para o jornal Washington Post, a presença de Lula “deu peso simbólico e prático às discussões para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas”.

Ainda nesta quarta-feira 16, ele deve se encontrar com o chefe de política climática da UE, Frans Timmermans.

Já na quinta-feira 17, Lula se reunirá com a sociedade civil e grupos indígenas, além do secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres. Em seguida parte para Portugal para se encontrar com autoridades do governo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo