Política

Lula lidera em todos os cenários e Ciro venceria Bolsonaro no 2º turno, diz Exame/Ideia

É a primeira vez, desde o início da sondagem para 2022, que o pedetista venceria o atual presidente

Fotos: Montagem/Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro nas intenções de voto no segundo turno, de acordo com pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta sexta-feira 12.

De acordo com o levantamento, se as eleições fossem hoje, o petista teria 48% e o ex-capitão, 31%. Em julho, a distância entre os dois era de 12 pontos percentuais.

A pesquisa testou ainda outros cenários de segundo turno. Lula venceria todos os adversários.

Com Bolsonaro, o levantamento simulou a votação em dois cenários, além do segundo turno com Lula. Pela primeira vez desde o início da sondagem para 2022, Ciro Gomes (PDT) venceria o atual presidente, com uma margem de 4%.

“O presidente Jair Bolsonaro tem níveis de aprovação abaixo dos seus pares que tentaram a reeleição: Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. No terceiro ano de mandato, todos tinham um patamar de aprovação acima de 30% e menor rejeição. E, para serem reeleitos, precisaram melhorar sua performance de popularidade no ano eleitoral. No caso de Bolsonaro, essa recuperação teria de ser recorde”, afirmou Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Na sondagem de primeiro turno, Lula também lidera todos os cenários. Na pesquisa estimulada, o petista tem 35% das intenções de voto, Bolsonaro aparece com 25%, seguido de Ciro Gomes, com 7%, e Sergio Moro (Podemos), com 5%.

 “Lula lidera todos os cenários de intenção de voto estimulada. Suas fortalezas seguem as mesmas: classe popular de baixa renda, fortemente concentrada no Nordeste. Todavia, a variável mais relevante é a intenção de voto espontânea [quando não são apresentadas alternativas]. Esses são os respondentes que concentram os eleitores mais fiéis de Lula e Bolsonaro. E é esse o dado que ainda mostra uma desconexão de grande parte do eleitorado, com quase 45% que não conseguem verbalizar um nome sequer de um presidenciável”, diz Moura.
Veja a pesquisa completa:

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo