Política
Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026, diz Quaest
A pesquisa testou as candidaturas de Michelle e Eduardo Bolsonaro contra o atual presidente na disputa pelo Planalto; governadores da direita, como Tarcísio e Zema, também aparecem nas sondagens


O presidente Lula (PT) lidera todas as disputas de primeiro e de segundo turno para 2026 testadas pela nova pesquisa Quaest. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira 18.
Ao todo, o levantamento monitorou oito cenários de primeiro turno com diferentes combinações de candidatos. Lula é mencionado e está na primeira posição em todas as disputas.
Entre os adversários testados estão Michelle e Eduardo Bolsonaro, filiados ao PL. O inelegível e condenado ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também aparece em uma das sondagens. Ciro Gomes (PDT) e quatro governadores da direita fecham a lista de nomes mencionados pela Quaest para 2026. Veja os resultados:
A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 eleitores entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo turno
Nove disputas de segundo turno foram testadas pela Quaest na pesquisa desta quinta-feira. Lula, novamente, tem boa vantagem contra todos os adversários.
A disputa mais apertada, segundo indicam os resultados, se dá com Ciro Gomes. A vantagem de Lula para o pedetista é de sete pontos percentuais.
A maior distância, por sua vez, aparece em um eventual segundo turno de Lula contra Eduardo Leite (PSD). O governador do Rio Grande do Sul perderia a eleição por quase 20 pontos de diferença.
Confira os cenários:
O levantamento divulgado nesta quinta-feira foi encomendado pela Genial Investimentos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest aponta estabilidade na aprovação e desaprovação do governo Lula em setembro; veja os resultados
Por CartaCapital
Como os brasileiros avaliam anistia a Bolsonaro, segundo a Quaest
Por CartaCapital
Maioria dos brasileiros é contra impeachment de Alexandre de Moraes, diz Quaest
Por CartaCapital
A visão dos brasileiros sobre a pena imposta pelo STF contra Bolsonaro no julgamento da trama golpista
Por CartaCapital
Pesquisa testa Michelle e Tarcísio na disputa contra Lula em 2026; veja os resultados
Por CartaCapital