Política

Lula lidera com 45% e Bolsonaro é o mais rejeitado, mostra Exame/Ideia

No segundo turno, a vantagem do petista para o ex-capitão é de nove pontos

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira 23 mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida eleitoral com 45% das intenções de voto. O seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), soma 36% da preferência do eleitorado.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, Simone Tebet (MDB), com 3%, e André Janones (Avante), com 1%. Os demais pré-candidatos não chegaram a 1%.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou  por telefone 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

“Continuamos vendo a terceira via bastante distante de Lula e Bolsonaro. Vemos também as intenções de voto no ex-ministro Ciro Gomes bastante estáveis”, comenta Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública.

No segundo turno, de acordo com o levantamento, Lula derrotaria todos os adversários. A maior vantagem do petista seria sobre Tebet.

Contra Bolsonaro, passado o primeiro turno, Lula somaria 48% dos votos contra 41% do ex-capitão.

Outro ponto destacado na pesquisa é o índice de rejeição dos pré-candidatos. “Olhando para os dados, o Sudeste será a região crítica para a definição da eleição”, avalia Moura. “Bolsonaro teve um desempenho bastante significativo na eleição de 2018, mas agora vemos um alto grau de rejeição ao governo nessa região”.

Segundo o instituto, 44% dos brasileiros dizem que não votariam de jeito nenhum no atual presidente. Em Lula, seriam 42%.

Leia o relatório completo:

EXAME-IDEIA_-23-DE-JUNHO_ELEICOES-2022-editorial

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo