Política

Lula lamenta a morte de Amazonino Mendes: ‘Tinha gosto e vocação política’

Parlamentares também prestaram homenagens ao ex-governador do Amazonas

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) homenageou o ex-governador do Amazonas Amazonino Mendes, que morreu neste domingo 12, aos 83 anos. 

Mendes estava internado no hospital Sírio Libânes, em São Paulo, tratando de diverticulite aguda e broncopneumonia. A causa da morte ainda não foi divulgada.

“Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”, disse Lula. 

E complementou: “Tenho orgulho e fiquei muito agradecido quando recebi seu apoio no segundo turno de 2022, em um vídeo onde defendia uma visão moderna de desenvolvimento para a região Norte do Brasil”. 

No vídeo, Amazonino diz que “com entusiasmos cívico, aplaudo a candidatura do ex-presidente Lula”. Assista:

Quando realizou exames de rotina no Sírio Libanês, em dezembro, Lula visitou o ex-governador.

Mendes foi quatro vezes governador do Amazonas, senador e três vezes prefeito de Manaus. 

Ele disputou sua última eleição em 2022 pelo governo do Amazonas, mas ficou de fora do 2º turno. 

Mais cedo, o atual governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou luto oficial de sete dias no Estado. Ele diz que apesar de serem adversários políticos, “devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes”. 

Nas redes sociais, o vice-presidente Geraldo Alckmin, relembrou a trajetória política de Mendes e desejou conforto aos familiares. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, classificou o criador da UEA e precursor do Samu, como um dos “homens mais ilustres do Amazonas”.  

Os colegas de parlamento amazonense também usaram as redes sociais para lamentar o ocorrido e homenagear Mendes. Em nota de pesar, a Assembleia dos Deputados do estado afirma que “seu legado está para sempre em nossa história”.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, ao qual Mendes era filiado, também se manifestou sobre a partida do colega:

O senador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), disse em vídeo: “Perdemos um grande amazonense, um grande brasileiro, que teve um papel muito importante na vida das últimas gerações de amazonenses.[…] ele fez muitas obras e marcou a vida de muitas pessoas com carinho e dedicação”.

Além dos parlamentares, representando um dos maiores eventos do Amazonas, o Festival de Parintins, fez sua homenagem ao ex-governador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo