Política
Lula ironiza Tarcísio e seu ‘chapeuzinho de Trump’ ao falar sobre candidatura em 2026
O presidente afirmou nesta quinta-feira 10 que ‘os loucos que governaram este País não voltam mais’


O presidente Lula (PT) ironizou nesta quinta-feira 10 o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por seu apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Questionado, em entrevista à Record TV, se será candidato à reeleição em 2026, o petista disse que concorrerá “se for necessário” para evitar o retorno da extrema-direita ao poder.
“Vai depender no momento certo de discutir. Tem muitos partidos políticos para a gente conversar. Agora, vou te contar uma coisa: os loucos que governaram este País não voltam mais”, declarou Lula.
“Não vai tentar esconder o chapeuzinho do Trump, não, Tarcísio. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Porque está cheio de lobo com pele de cordeiro.”
Em mensagem nas redes sociais, Tarcísio — apontado como possível candidato do bolsonarismo ao Palácio do Planalto — culpou Lula pelo novo tarifaço de Trump. O magnata anunciou, na quarta-feira 9, uma taxa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro defende tarifaço de Trump e declara seu ‘respeito e admiração’ ao governo dos EUA
Por CartaCapital
Alckmin critica Bolsonaro após taxação de Trump: ‘Antes um atentado à democracia, agora à economia’
Por CartaCapital
EUA usam Bolsonaro para atingir os BRICS
Por Manuela Carta