Política
Lula indica diretores para ANP, Anvisa e outras seis agências reguladoras
Os nomes eram esperados na semana passada, mas a indicação foi atrasada por causa da internação hospitalar do presidente


O governo Lula indicou, na noite desta segunda-feira 16, 14 diretores para oito agências reguladoras. O despacho do presidente foi publicado no Diário Oficial da União.
Assim como acontece com os indicados ao Banco Central, os nomes ainda vão precisar do aval o Senado. Segundo presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os nomes só devem ser sabatinados no ano que vem.
“Açodamento nesses assuntos é prejudicial ao processo responsável de escolha. Portanto, é razoável que fique para fevereiro”, disse.
Os nomes eram esperados na semana passada, mas a indicação foi atrasada por causa da internação hospitalar do presidente. A ideia é que as indicações – muitas patrocinadas por caciques políticos – ajude o governo na agenda de votações com o Congresso antes do recesso.
Uma das mais importantes, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ficará sob a liderança de Artur Watt Neto por sugestão do PSD do Senado.
Do Ministério da Saúde, Leandro Pinheiro Safatle foi indicado para a presidência Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Daniela Cerqueira e Diogo Soares também foram indicados para cargos de direção nessa agência.
Veja a lista dos indicados
- Patricia Barcelos para diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine)
- Artur Watt Neto para diretor geral e Pietro Adamo Sampaio Mendes para diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
- Alessandro Facur Neves de Salles Soares para diretor presidente, Lorena Pozzo para diretora de instalações radioativas e controle, e Ailton Fernando Dias para diretor da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN)
- Wadih Nemer Damous Filho para diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
- Tiago Chagas Faierstein para diretor presidente e Rui Chagas Mesquita para diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
- Leandro Pinheiro Safatle para diretor presidente, Daniela Marreco Cerqueira para diretora, e Diogo Penha Soares para diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)
- José Fernando de Mendonça Gomes Júnior para diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM)
- Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio para diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.