Política

Lula faz missa pela saúde do papa no Palácio da Alvorada

A eucaristia no Alvorada foi presidida por três padres jesuítas, a ordem a que Francisco pertence

Lula faz missa pela saúde do papa no Palácio da Alvorada
Lula faz missa pela saúde do papa no Palácio da Alvorada
O presidente Lula durante a missa na capela do Palácio da Alvorada pela saúde do papa Francisco. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) ofereceu nesta quarta-feira 26 uma missa na capela do Palácio da Alvorada pela saúde do papa Francisco, hospitalizado há 13 dias em Roma por uma dupla pneumonia, informou o Palácio do Planalto.

“A iniciativa do encontro partiu de Lula e [da primeira-dama] Janja pelo imenso carinho, respeito e admiração que possuem pelo Papa Francisco e sua missão de vida”, detalhou o Planalto em comunicado.

A eucaristia no Alvorada foi presidida por três padres jesuítas, a ordem a que Francisco pertence, e contou também com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do cardeal Raymundo Damasceno.

O pontífice argentino, de 88 anos, apresentou uma “ligeira melhora” em sua saúde nesta quarta-feira. Embora ele venha trabalhando da clínica Gemelli em Roma, “o prognóstico continua sendo reservado”, segundo o último boletim do Vaticano.

Lula já havia manifestado em meados de fevereiro seus “desejos de melhoras” à saúde de seu “querido amigo” Francisco, o primeiro latino-americano a ocupar o posto máximo da Igreja Católica.

Missa pela saúde do Papa Francisco no Palácio do Alvorada. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Sua Santidade é uma referência de solidariedade e dedicação pela paz no mundo e no combate às desigualdades”, escreveu então Lula, na rede social X.

O líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos está hospitalizado desde 14 de fevereiro. No entanto, os alarmes dispararam no fim de semana passado, quando seu estado de saúde se deteriorou, já desgastado nos últimos anos por operações no cólon e no abdômen, e dificuldades para caminhar.

Com 212 milhões de habitantes, o Brasil é o maior país católico do mundo, mas seus fiéis têm diminuído enquanto crescem as confissões evangélicas.

Cerca de 64% da população brasileira se identifica como católica, segundo os últimos dados disponíveis de 2010, um percentual inferior aos 74% do censo de 2000.

“Ainda com essa diminuição existe essa questão que é a hegemonia católica historicamente construída no país”, disse à AFP Magali Cunha, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser) do Rio de Janeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo