Política

Lula: ‘Estava em dúvida, mas tenho certeza que vamos voltar a governar em 2023’

Ao lado de Alckmin, o ex-presidente participou do evento que reuniu as principais centrais sindicais em apoio a sua candidatura

O ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira 14 que tem certeza de que vencerá as eleições de outubro de 2022 e voltará a governar o Brasil a partir de 2023. A afirmação foi feita ao lado de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice em sua chapa, no evento que reuniu as principais centrais sindicais brasileiras em apoio à candidatura do petista.

“Eu entrei aqui com dúvida, falei pro Alckmin que a eleição ia ser difícil e que não sabia se a gente ia ganhar. Mas agora saio daqui com a certeza de que nós vamos voltar a governar este País em 2023”, disse Lula ao encerrar sua participação.

No evento, o petista recebeu um documento produzido durante a Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), que traz as principais reivindicações do movimento sindical para o próximo governo. Ao receber a carta assinada por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, Publica, Intersindical, Lula disse estar diante de ‘um plano de governo’.

“Vocês apresentaram não uma pauta de reivindicações, o que vocês apresentam é quase um programa de governo e de reconstrução deste País”, elogiou o ex-presidente. Segundo disse, ele ainda vai levar o documento para ser discutido com empresários e universitários.

“Queremos chamar o presidente da Confederação da Indústria, da Fiesp, da Febraban, não queremos deixar ninguém fora. Todo mundo vai sentar na mesa e eu quero saber o compromisso de cada um contra o empobrecimento deste País. Qual o compromisso de cada um com a melhoria de vida do povo”, destacou.

Conforme defendeu, a iniciativa de colocar lado a lado o plano de empresários e trabalhadores reflete o mesmo objetivo que ele tem ao se unir com Alckmin, ex-adversário em eleições passadas.

“Vamos juntar duas experiências porque aqui [apontando para Alckmin] não tem nenhum analfabeto em governança de Brasil. Vamos todos juntos tentar recuperar em quatro anos o que eles destruíram”, disse o ex-presidente.

O petista também destacou a todo momento que a criação de novos empregos será sua ‘principal obsessão’ em um terceiro mandato e que a revogação da reforma trabalhista não será para voltar ao texto anterior, mas sim para melhorar, de fato, a legislação vigente.

“Não adianta dizer que vamos mudar tudo para ser o que era antes, não é o que queremos, nós queremos melhorar”, explicou. “Nós queremos adaptar a nova legislação trabalhista à realidade atual, não queremos voltar a 1943, mas sim fazer um acordo com a realidade de 2023”, completou Lula.

Lula voltou ainda a dizer que o Brasil foi vítima de um golpe, assim como outros países da América Latina, ao trocarem governos progressistas por governos de direita nas últimas décadas. Segundo defendeu, as mudanças foram movimentos orquestrados pela elite global.

“Toda vez que neste País e em qualquer País da América Latina aparece um governo progressista que quer garantir que o povo trabalhador possa melhorar, aparece alguém propondo fazer um golpe e tentar destruir as políticas de avanços sociais que o povo consegue”, disse, citando os exemplos do Equador, Bolívia e Argentina.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo