Política

Lula entrega Ordem do Mérito Educativo a 262 personalidades 

Ministros de Estado, Janja, ministros do STF e influenciadores como Felipe Neto e Gil do Vigor estão entre os agraciados

Lula entrega Ordem do Mérito Educativo a 262 personalidades 
Lula entrega Ordem do Mérito Educativo a 262 personalidades 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) participou, nesta sexta-feira 14, da cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito Educativo, que neste ano contemplou 262 personalidades. O evento integrou as celebrações pelos 95 anos do Ministério da Educação e ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. 

“Tudo que a gente pode fazer para homenagear, para premiar, para condecorar as pessoas ligadas à educação é pouco. É muito pouco pela importância que a educação tem no nosso País”, disse o petista.

Criada em 1955, a honraria reconhece pessoas que prestaram “serviços excepcionais” à educação brasileira. As indicações são feitas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, com aprovação do Conselho da Ordem e nomeação final por decreto presidencial.

Entre os contemplados com a Grã-Cruz, o mais alto grau, se destacam quinze ministros do governo, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Também foram agraciados Mauro Vieira (Relações Exteriores), Esther Dweck (Gestão), Rui Costa (Casa Civil), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Margareth Menezes (Cultura).

A primeira-dama, Janja, recebeu igualmente a Grã-Cruz, mesma distinção concedida a ministros do Supremo Tribunal Federal como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Edson Fachin. O advogado-geral da União, Jorge Messias, favorito para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, também está na lista.

Há também nomes fora da política: o youtuber Felipe Neto recebeu a Grã-Cruz, enquanto Débora Aladim foi condecorada no grau de Grande Oficial. O economista Gil do Vigor também foi agraciado com a Grã-Cruz.

A lista deste ano incluiu diversas homenagens póstumas, como ao líder quilombola Antônio Bispo dos Santos e à pesquisadora Lisete Arelaro. Entre eles, também houve o reconhecimento ao ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Carlos Cancellier, morto em 2017. Cancellier recebeu o grau de Comendador.

Leia a lista completa dos agraciados aqui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo