Mundo

Lula se reúne com Zelensky em Nova York antes de retornar ao Brasil

A conversa com o presidente ucraniano estava em análise desde a terça-feira, mas foi confirmada de última hora nesta quarta

Lula se reúne com Zelensky em Nova York antes de retornar ao Brasil
Lula se reúne com Zelensky em Nova York antes de retornar ao Brasil
Lula abre o Debate Geral na 80ª Assembleia das Nações Unidas, na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos. Foto: ANGELA WEISS / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) se reúne nesta quarta-feira 24 com o ucraniano Volodymyr Zelensky, no último dia de agenda do petista em Nova York, para onde viajou a fim de participar da Assembleia-Geral da ONU.

Conforme adiantou CartaCapital, o encontro era uma possibilidade discutida desde a terça-feira 23, mas ainda não havia sido confirmado até o início da tarde desta quarta. Segundo informou o Itamaraty, Lula e o líder ucraniano conversarão após o encerramento da segunda edição do fórum “Democracia Sempre”, realizado paralelamente à Assembleia-Geral, e que neste ano deixou de fora os Estados Unidos em razão da guinada autoritária do governo Donald Trump.

O encontro, organizado por Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai, reúne cerca de 30 países, incluindo Canadá, México, Alemanha, França, Quênia e Senegal, além do secretário-geral da ONU, António Guterres. A pauta principal é o combate ao extremismo, à desinformação e ao discurso de ódio. Lula foi um dos principais oradores da reunião, iniciada às 11h (de Brasília).

Ainda nesta quarta, o presidente brasileiro lidera uma reunião para pressionar líderes a apresentarem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) antes da COP30, marcada para novembro em Belém (PA). O Brasil também anunciou um aporte inicial de 1 bilhão de dólares ao Fundo para Florestas Tropicais (TFFF), mecanismo que pretende mobilizar até 125 bilhões de dólares em recursos públicos e privados para frear o desmatamento.

A agenda ainda inclui a formalização de um acordo climático com a Califórnia e a divulgação de uma captação internacional de 100 milhões de dólares pelo Banco do Brasil para financiar projetos de transição ecológica.

A terça-feira 23 foi marcada por forte repercussão do discurso de Lula na abertura da 80ª Assembleia-Geral da ONU. Na tribuna, o petista defendeu a soberania brasileira, criticou “falsos patriotas” e classificou como “inaceitável” qualquer tentativa de agressão ao Judiciário. Nos bastidores, no entanto, chamou atenção o encontro inesperado entre Lula e Donald Trump. O presidente americano relatou que eles se abraçaram e tiveram uma “química excelente”, em meio a uma das maiores crises diplomáticas entre os dois países.

Horas mais tarde, a ONU divulgou uma foto que mostra Trump acompanhando o discurso de Lula pela televisão enquanto se preparava para subir ao palco.

Lula encerra a viagem com uma coletiva à imprensa antes do embarque de volta ao Brasil, previsto para o fim da tarde.

Trump acompanha trecho do discurso de Lula na ONU – Foto: UN Photo/Mark Garten

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo