Política

Lula elogia Marta Suplicy e acena para que a ex-prefeita volte ao PT

Marta, que foi do PT por mais de 20 anos, saiu do partido em 2015 e foi para o MDB apoiando o impeachment de Dilma

Lula, Marta e Fernando Haddad. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula elogiou a ex-prefeita Marta Suplicy, que atualmente está sem partido. Em entrevista concedida ao UOL divulgada nesta sexta-feira 18, o petista disse que Marta foi uma ótima prefeita para São Paulo e que se ela quiser voltar para o partido, ela pode. “Tenho boa relação com ela, não só política, mas de gratidão”, disse o ex-presidente.

Marta, que foi do PT por mais de 20 anos, saiu do partido em 2015 e foi para o MDB. Ao lado de Michel Temer, apoiou o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e concorreu à prefeitura de São Paulo na última eleição utilizando um discurso anti-petista.

Em 2018, Marta decidiu não concorrer à reeleição no Senado e se desfiliou do MDB. “Eu não queria que ela saísse do PT. Muito tempo nos reunimos na casa dela para debater sobre o partido, ela foi uma pessoa muito importante para o PT”, enfatizou Lula.

 

O presidente também comentou sobre o ex-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes. Para Lula, Ciro está perdendo a cabeça quando se refere a outros partidos e lideranças políticas. “Eu não entendo o que se passa na cabeça de Ciro. Ele precisa aprender a conviver com outras forças políticas e entender que na democracia precisamos viver a democracia”, afirmou.

Lula disse que queria que ele fosse a “Fernanda Montenegro para Ciro”, fazendo uma referência ao filme “Central do Brasil”, sobre a relação harmoniosa que a personagem da atriz no filme, Dora, que é uma ex-professora, tem com um menino de 9 anos que perdeu os pais.

O ex-presidente voltou a comentar sobre as eleições e disse que por enquanto não pretende ser candidato em 2022 e que ser cabo eleitoral já é o suficiente. Ele voltou a defender que o PT tenha candidato em todas as principais cidades, pois se trata de um “grande partido”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo