Política

Lula e Simone Tebet embarcam juntos para São Paulo e estendem diálogo sobre ministério

Pela manhã, o presidente eleito e a senadora se reuniram por aproximadamente uma hora, em Brasília

Simone Tebet e Lula. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta sexta-feira 23 de Brasília para São Paulo, onde passará as festas de fim de ano. Ele deve retornar à capital federal na segunda 26.

Acompanham o petista no avião o futuro ministro do Trabalho Luiz Marinho (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), figura central na articulação política de Lula nesta sexta.

Pela manhã, Lula e Simone se reuniram por aproximadamente uma hora e discutiram o papel da emedebista no novo governo. Na sequência, o petista conversou com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP). O martelo, porém, ainda não havia sido batido.

Como informou CartaCapital na quinta 22, Lula assegurou a lideranças do MDB – inclusive ao presidente da sigla, Baleia Rossi – que Simone estará na Esplanada a partir de 1º de janeiro. Restaria, apenas, definir a pasta a ser ocupada por ela: Meio Ambiente ou Planejamento.

Após a vitória do petista sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, o nome de Simone Tebet passou a ser frequentemente ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo Bolsa Família. O presidente eleito optou, no entanto, por uma solução “caseira”, nomeando o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT).

Na hipótese de Simone chefiar o Meio Ambiente, aliados de Lula defendem ter Marina no cargo de Autoridade Climática, com status de ministério. Convencer a ex-ministra da ideia, porém, mostrou-se um desafio considerável para o novo governo.

Além disso, pesa a relação construída por Simone e Marina ao longo do segundo turno. A senadora emedebista sinalizou em diversas ocasiões que não aceitaria assumir o Meio Ambiente sem que Lula chegasse a um acordo com a líder da Rede.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo