Mundo

Lula é recebido por Xi Jinping ao som de música que marcou o prenúncio do fim da ditadura

Além de buscar a representação do novo modelo de relação entre os países, a escolha da canção expõe crítica aos ataques da gestão Bolsonaro ao governo chinês

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido pelo líder chinês Xi Jinping, na sede do governo em Pequim, nesta sexta-feira 14, ao som da canção brasileira “Novo Tempo“, de autoria do cantor e compositor carioca Ivan Lins.

A canção, gravada em 1980, marcou a fase de abertura política diante o fim da Ditadura Militar, com a Lei da Anistia, que permitiu o retorno ao País de diversos exilados políticos. 

A sugestão do repertório foi feita pela chancelaria brasileira, com o objetivo de representar o marco de uma nova era nas relações bilaterais entre os países. 

Na recepção, tocada pela banda militar, havia crianças com flores balançando bandeiras chinesas e brasileiras.

“No novo tempo/ Apesar dos castigos/ Estamos crescidos/ Estamos atentos/ Estamos mais vivos/ Pra nos socorrer”, diz parte da letra.

A relação Brasil-China, apesar de ter tido fortes relações comerciais nos últimos anos, sofreu com crises diplomáticas diante os ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro, bem como do então chanceler Ernesto Araújo, que chegaram a acusar o país de se beneficiar com a pandemia do coronavírus, relatado como ‘o perigo do comunismo chinês’. 

Para o compositor Ivan Lins, o significado da esperança e busca por liberdade exposta na letra da música, se repete no contexto atual. 

“Nós lutamos, damos o nosso melhor e ficamos indignados porque amamos. O nosso amor é o mais verdadeiro, poderoso, intenso e eterno que existe! É a hora da esperança mais poderosa que temos”, comentou Lins sobre a recepção.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva comentou em seu Twitter que conversou com a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, e falou sobre o significado da música.

“No fim da conversa, contei pra ela sobre como foi simbólico tocarem a música “Um novo tempo”, do Ivan Lins, na recepção de hoje. Vivemos, mesmo, um novo tempo. O Brasil voltou!”, escreveu.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também comentou sobre o evento e escreveu: “Esperança e ironia: presidente Xi Jinping e crianças chinesas recebem Lula ao som da música “Um novo tempo” de Ivan Lins.”

Questionado sobre o uso da palavra “ironia” no tweet, Teixeira respondeu: “Ironia com o governo Bolsonaro que tanto agrediu a China.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo