Política

Lula é indiciado por corrupção em caso envolvendo sobrinho e Odebrecht

PF acusa ex-presidente de beneficiar Taiguara Rodrigues em contratos com a empreiteira Odebrecht

Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal indiciou nesta quarta-feira 5 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva em negócios da Odebrecht em Angola. Lula é acusado de ajudar a empresa Exergia, que tem como sócio Taiguara Rodrigues, sobrinho de sua primeira mulher (que já morreu), a fechar contratos de 20 milhões de reais com a empreiteira – ou 31 milhões de reais, em valores atualizados, segundo a PF.

Rodrigues, outro sócio da Exergia e sete executivos da Odebrecht, incluindo o ex-presidente Marcelo Odebrecht, foram indiciados pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, o pagamento ocorreu sem a devida prestação dos serviços de engenharia em empreendimentos de infraestrutura financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em Angola.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a Odebrecht recebeu cerca de 1,5 bilhão de reais do banco estatal para investir no país africano. Para os investigadores, a Exergia se limitava ao recebimento de propina, e parte dos valores teriam sido repassados a Lula.

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria de Lula afirma que o ex-presidente sempre agiu dentro da lei e que nenhuma irregularidade foi encontrada nas contas dele ou de parentes.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sua vida investigada há 40 anos, teve todas as suas contas e de seus familiares devassadas, seu sigilo bancário, fiscal e telefônico quebrado e não foi encontrada nenhuma irregularidade. Lula não ocupa mais nenhum cargo público desde 1º de janeiro de 2011 e sempre agiu dentro da lei antes, durante e depois de ocupar dois mandatos eleitos como presidente da República”, diz a nota.

O indiciamento é consequência da Operação Janus, deflagrada em maio deste ano. Na ocasião, o Ministério Público Federal informou que a operação investigava suposto “tráfico internacional de influência em favor da construtora Odebrecht”.

O relatório final da PF, que trata da operação e do indiciamento, foi enviado na terça-feira 4 ao MPF. O documento será analisado pelos procuradores e, caso o MPF aceite os argumentos, o ex-presidente Lula será denunciado à Justiça. 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar