Política

Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados em SP, diz pesquisa Quaest

Situação dos adversários no estado é semelhante na intenção de voto e na rejeição; confira os números

Apoie Siga-nos no

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira 8 aponta para um empate técnico, dentro da margem de erro, entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) em São Paulo.

De acordo com o instituto, o ex-capitão soma no estado 37% das intenções de voto contra 36% do petista. No levantamento anterior, feito em agosto, Lula aparecia com 37% e Bolsonaro com 35%.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%, Simone Tebet (MDB), com 6%, e Vera Lucia (PSTU) com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 2 mil eleitores presencialmente entre os dias 2 e 5 de Setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-04685/2022 e BR-05452/2022.

O instituto ainda monitorou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Há, também um empate técnico, mas com o petista numericamente à frente com 43% contra 42% do atual presidente.

A Quaest também mensurou a rejeição dos presidenciáveis. Segundo a pesquisa, 53% dos eleitores paulistas conhecem e não votariam de jeito nenhum em Lula e Bolsonaro. Os líderes da pesquisa, neste item, só perde para Ciro, que tem 54%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo