Economia
Lula doa para vaquinha do estádio do Corinthians e desmente fake news sobre taxação do Pix
O governo tem se mobilizado nesta semana para rebater notícias falsas nas redes sociais
O presidente Lula (PT) desmentiu os boatos de que as mudanças anunciadas pela Receita Federal para fiscalizar transações financeiras representariam a taxação de transferências via Pix.
Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira 10, o petista alertou a população sobre as notícias falsas e fez uma doação para o Corinthians, seu clube de futebol do coração, quitar a dívida de construção do seu estádio. A campanha de arrecadação foi lançada em novembro passado pela torcida organizada Gaviões da Fiel.
O valor da doação é de 1.013 reais, em uma referência ao número de urna do PT: 13.
“Tem uma quantidade enorme de mentira desde ontem em todas as redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. E eu quero provar que é mentira. O governo não vai taxar o Pix“, destacou Lula na gravação. “O que nós podemos fazer é fiscalizar para evitar lavagem de dinheiro. Quem falar que o governo vai taxar está mentindo.”
As novas regras da Receita, que passaram a vigorar em janeiro, geraram preocupação em consumidores, que temiam vazamento de dados ou aumento de tributação. Trata-se, porém, de uma fiscalização sobre as transações financeiras dos contribuintes. Na prática, o órgão passou a receber os dados de operadoras de cartão de crédito (as maquininhas) e instituições de pagamento.
Diante da onda de desinformação na internet, o governo federal tem se mobilizado para desmentir notícias falsas sobre o tema. Na quinta-feira 9, a Advocacia-Geral da União pediu a retirada de um vídeo adulterado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), de uma plataforma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Garro, meia do Corinthians, é indiciado por homicídio culposo após acidente na Argentina
Por CartaCapital
Lula lidera em todos os cenários para 2026, mostra AtlasIntel
Por CartaCapital



