Política

Lula deve ser julgado pelas urnas, aponta pesquisa

Para 57%, o ex-presidente tem o direito de se candidatar à presidência da República, revela o levantamento CUT/Vox Populi

Lula, o melhor presidente da história para 51% dos entrevistados
Apoie Siga-nos no

A maioria dos entrevistados, exatos 57%, considera que Lula tem o direito de se candidatar à presidência da República em 2018, aponta a mais recente pesquisa CUT/Vox Populi. Prepondera também o percentual daqueles que rejeitam qualquer manobra para impedi-lo de disputar as eleições: 48% contra 43% acham que o petista deve ser julgado pelas urnas e não por Sergio Moro ou qualquer outro juiz.

O levantamento, realizado entre 27 e 30 outubro, ouviu 2 mil eleitores em 118 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O ex-presidente continua com uma imagem bastante positiva entre os eleitores, resiliência que contrasta com o fluxo contínuo de notícias negativas a envolver o seu nome. Segundo 51%, Lula foi o melhor presidente da história. Outros 57% avaliam que o petista tem mais qualidades do que defeitos, enquanto 64% dizem admirá-lo ou gostar dele. Ele é considerado um líder político por 61% e trabalhador por 63%.

Leia também:
CUT/Vox Populi: Lula tem 42%, Bolsonaro, 16%
CUT/Vox Populi: Nem Luciano Huck nem tucanos

Os vários processos na Justiça e a condenação a nove anos e meio de prisão expedida pelo juiz Sergio no caso do apartamento tríplex na praia do Guarujá, no litoral de São Paulo, arranharam, porém, sua imagem de honestidade. Dos entrevistados, 32% acham o ex-presidente honesto. O percentual era de 27% em fevereiro de 2016 e de 35% na enquete de julho passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo