Política

Lula desconversa sobre reforma ministerial, mas defende Pacheco candidato em Minas

O ex-presidente do Senado é um dos cotados para assumir uma cadeira de ministro do governo nesta reta final de mandato

Lula desconversa sobre reforma ministerial, mas defende Pacheco candidato em Minas
Lula desconversa sobre reforma ministerial, mas defende Pacheco candidato em Minas
O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Em meio a especulações sobre uma possível reforma ministerial que poderia envolver, entre outros nomes, a entrada do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desconversou, mas deixou claro o apreço pelo senador mineiro, defendendo que ele seja candidato – com provável apoio do PT – ao governo de Minas Gerais em 2026.

Em entrevista a rádios mineiras nesta quarta-feira 5, Lula disse que não conhecia Pacheco até voltar ao Planalto, em 2023. De lá para cá, segundo Lula, a dupla teve relação ‘cordial, harmônica e de muito respeito’. Os afagos são recorrentes e reforçam as especulações de uma possível indicação para um ministério. Lula não nega, mas também não confirma.

“Eu ainda vou discutir muito com o PSD, com os outros partidos políticos. Eu não tenho pressa de fazer nenhuma reforma [ministerial]. Quero reajustar as peças que nós temos que trocar, mas não tenho data. Eu vou fazer ajustes quando eu achar necessário fazer ajustes. Há um tempo. O tempo é a eleição de 2026. O Pacheco tem direito de tirar férias, de descansar. Temos todo o tempo do mundo”, resumiu.

Apesar de desconversar sobre a reforma na Esplanada, Lula foi claro ao defender o nome do senador para concorrer à sucessão de Romeu Zema (Novo) nas eleições do ano que vem para o governo mineiro. Mais do que isso, o presidente prometeu se engajar na campanha, caso ela aconteça.

“Meu sonho com o Pacheco, já disse numa entrevista, vou repetir. Eu estou tentando, há muito tempo, conversar com o Rodrigo Pacheco para mostrar que ele é hoje a figura pública mais importante de Minas Gerais. Se ele quiser ser candidato a governador, poderá ser o futuro governador de Minas Gerais. É só ele querer para a gente trabalhar e ele possa ser eleito governador”, afirmou.

O presidente disse que pretende se reunir com a direção do PSD para definir o futuro ao lado da legenda e o destino do ex-presidente do Senado. O partido tem hoje três ministros no governo: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e André de Paula (Pesca).

“Eu até brinco com o Pacheco. Se ele começar a viajar para o Vale do Jequitinhonha, para o Vale do Rio Doce e todos os vales que tem em Minas Gerais, vai perceber que é muito melhor [ser governador] que ser senador. Vai depender dele. Acho que haverá apoio de todos os partidos políticos que se opõem ao atual governador para que ele possa ser o futuro governador. Se ele não quiser, paciência. Vamos ter que escolher outro“, concluiu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo