Política

Lula define sua 2ª visita oficial depois da posse; ‘estreia’ será na Argentina

Em Buenos Aires, o presidente participará de uma reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos, a Celac

Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) visitará o Uruguai em 25 de janeiro, na segunda agenda internacional de seu terceiro mandato no Palácio do Planalto. Dois dias antes, o petista viajará à Argentina, onde participará, entre outros compromissos, de uma reunião da Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos.

A chancelaria do Uruguai informou, nesta sexta-feira 6, que Lula aceitou um convite do presidente Luis Lacalle Pou. Segundo a mensagem, os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países trabalham para construir os detalhes da agenda bilateral.

Na quinta 5, o governo Lula anunciou a reincorporação do Brasil à Celac, bloco de 33 países criado em 2010 para discutir temas como educação, desenvolvimento social, infraestrutura e cultura.

O País havia deixado o grupo em 2020, por decisão do então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, o ex-capitão disse que a Celac “dá palco para regimes não-democráticos”.

Lula deve participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac em 24 de janeiro, em Buenos Aires, a convite do presidente Alberto Fernández.

“O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do País ao convívio internacional“, afirmou o Itamaraty.

A decisão do novo governo brasileiro é um dos primeiros passos do projeto de reintegração do Brasil aos organismos multilaterais do continente, conforme prometido durante a campanha eleitoral.

A expectativa é de que Lula também promova a revitalização da Unasul, bloco extinto com a colaboração de Bolsonaro. Também está em debate o fortalecimento do Mercosul, com a possibilidade de ajuda para a Bolívia se integrar ao bloco e a formalização de uma moeda comum.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo